9 de dezembro de 2011

Review - Fear 3

FEAR 3 da proseguimento na série que teve início com a produtora Monolith em FEAR e FEAR 2. O Jogo pode ser classificado como algo do tipo Terror/FPS. Em FEAR 3 a Warner Games entregou a franquia nas mãos da Day 1 Studios que já tinha trabalhado em conjunto com a Monolith no port do primeiro jogo do PC para os consoles(360 e PS3). Para quem não sabe, FEAR é a abreviação de First Encounter Assault Recon, uma espécie de grupo militar especialista em assuntos paranormais do qual Point Man, o personagem principal de FEAR e FEAR 3, fazia parte.



No inicio do jogo, Point Man está sendo torturado por seguranças da Armacham Technology Corporation(a empresa por trás dos experimentos que tornaram Alma uma super arma psíquica), quando surge Paxton Fettel, o antagonista do primeiro FEAR e irmão de Point Man, para libertá-lo, inicia-se assim uma aliança para localizar Alma(mãe dos 2 personagens). Fettel com a intenção de absorver os poderes dela e Point Man querendo matá-la. durante um capítulo e outro, importantes flashbacks acontecem para explicar muito a respeito do passado de Point Man, Fettel e Alma(a familia Sawyer é composta de anjos se comparada com Alma e seus filhos).

A jogabilidade é a clássica do jogos de tipo em primeira pessoa, isso quando você controla o Point Man(que é o único pesonagem disponível logo de inicio, exceto modo coop, no single player Fettel só é liberado após a conclusão com Point Man), já a jogabilidade de fettel é um pouco diferente, ele não usa armas de fogo, em compensação seus poderes psiquicos compõem o principal atrativo do jogo, é possível atirar pulsos de energia, levitar os inimigos e possuir os corpos. A pocessão é limitada por tempo, para continuar possuindo um determinado corpo é preciso matar os inimigos e coletar suas energias, o que deixa o jogo um pouco mais frenético e empolgante.

Existe um sistema de upgrades em que diferentes elementos como vida, precisão, velocidade, slow-motion(somente Point Man) e tempo de possessão(somente Fettel). Os pontos para efetivação dos upgrades são conseguidos ao encontrar corpos de soldados escondidos e estabelecer o que é chamado de ligação psiquica ou encontrando as bonecas da Alma.

Outro elemento interessante é o uso de mechas, você fica praticamente invencível dentro deles. Para a defesa, alguns mechas contam ainda com campo de força, já para o ataque estão disponíveis lasers, metralhadoras de grosso calibre e lançadores de mísseis, todos com munição infinita.

O multiplayer é o ponto forte do jogo, são quatro modalidades:

Fucking Run - modo cooperativo para 4 jogadores que consiste em aniquilar ondas de inimigos antes que uma espécie de "parede de fumaça da morte" os alcance. Se apenas um jogador for morto, é game over.

Contractions - Você deverá sobreviver a 20 ondas de inimigos com pouca munição, em um mapa pequeno e com dificuldade progressiva.

Soul Survivor - Um jogador inicia como Spectre(com poderes psíquicos) e deve matar e transformar os outros jogadores em Spectre antes do tempo acabar.

Soul King - Todos os jogadores iniciam como Spectres, o objetivo é possuir os inimigos controlados pelo CPU e matar os outros 3 jogadores.


Os gráficos ficam devendo se comparados com os principais FPSs da atualidade, nota-se também uma certa diferença, tanto na arte, quanto nos gráficos de FEAR 3 em comparação com os 2 títulos anteriores, algo inevitável quando se troca toda uma equipe de desenvolvimento.

O clima de terror e suspense consagrado em FEAR e com menor intensidade em FEAR 2, parece quase não existir no mais recente lançamento, o que é de certa forma aceitável devido ao desgaste natural de um jogo em série(vide Resident Evil que deixou de ser survival horror para virar ação). Após criar um jogo de sucesso, os desenvolvedores vivem um dilema crucial, ter que manter a essência do jogo, sem deixar que ele se torne monótono e previsível(se manter no topo é mais difícil que chegar ao topo).

A campanha tanto no single player quanto no cooperativo não é extensa, segue o padrão dos jogos mais recentes, levando uma média de 8 horas para conclusão.

No geral, FEAR 3 é um bom jogo, apesar de ter perdido o clima de terror e suspense é um bom shooter tanto no single player, quanto no multiplayer. É indicado principalmente para quem já está enjoado de Battlefield e Call of Duty.




0 comentários:

Postar um comentário

Recent Posts