28 de outubro de 2011

Desenvolvimento de Jogos – Planejamento de jogos

Hoje no mundo dos games temos uma variação enorme de gêneros, isso permite que jogadores, de diferentes idades e gostos, tenham uma ampla gama de opções. As empresas desenvolvedoras de jogos seguem um planejamento para definir em que gênero será desenvolvido seus jogos, a fim de atingir um maior sucesso. Veremos algumas características que as empresas utilizam para criar seus jogos.


A criação de um jogo começa com o Game Designer que transmite as idéias de um jogo para o papel com todos os detalhes de como será o jogo, com a idéia em mãos a equipe de desenvolvimento começa a trabalhar.

Command and Conquer, tradicional
série de estratégia para PC.
Primeiramente a equipe define em quais plataformas será criado o jogo (PC, Consoles, Mobile ou Web). Defininda a plataforma é feito um levantamento nos gêneros de cada plataforma para verificar a demanda. Por exemplo, os jogos de PC tem um alto número de vendas  do gênero estratégia, nos consoles as vendas são mais  do gênero ação/aventura. Baseadas nesses números de venda é que as empresas podem definir o gênero do jogo.

Temos também outro fator fundamental para definir o gênero de um jogo, o público alvo, se a idéia de um jogo é atingir um público mais casual, então a equipe de desenvolvimento tem que trabalhar no intuito de atingir esse público específico.

Angry Birds, jogo casual com
mais de 400 milhões de downloads.
Esses dois fatores apresentados, não são suficientes para que os jogos desenvolvidos tenham sucesso imediato, claro que desenvolver jogos baseando-se nesses fatores, ajuda a definir o estilo de jogo, além de direcionar o jogo ao público interessado, mas temos que levar em consideração outros fatores para que um jogo realmente faça sucesso, como: Definição do objetivo, a história, os gráficos, a jogabilidade, o nível de dificuldade entre outros fatores que são necessários para a criação de um bom jogo.

Temos exemplos de jogos que atingiram um enorme sucesso e que ganham continuidade com o passar do tempo,como The Legend of Zelda e Mario da Nintendo, Gears of War e Halo da Microsoft e Uncharted e God of War da Sony. Seguindo essa linha de planejamento de jogos, podemos esperar títulos de excelente qualidade para as próximas gerações.

1 comentários:

Hidekii disse...

Isso me faz cada vez mais querer trabalhar de Designer de Games...

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