Hoje no mundo dos games temos uma variação enorme de gêneros, isso permite que jogadores, de diferentes idades e gostos, tenham uma ampla gama de opções. As empresas desenvolvedoras de jogos seguem um planejamento para definir em que gênero será desenvolvido seus jogos, a fim de atingir um maior sucesso. Veremos algumas características que as empresas utilizam para criar seus jogos.
A criação de um jogo começa com o
Game Designer que transmite as idéias de um jogo para o papel com todos os detalhes de como será o jogo, com a idéia em mãos a equipe de desenvolvimento começa a trabalhar.
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Command and Conquer, tradicional
série de estratégia para PC. |
Primeiramente a equipe define em quais plataformas será criado o jogo (PC, Consoles, Mobile ou Web). Defininda a plataforma é feito um levantamento nos gêneros de cada plataforma para verificar a demanda. Por exemplo, os jogos de PC tem um alto número de vendas do gênero estratégia, nos consoles as vendas são mais do gênero ação/aventura. Baseadas nesses números de venda é que as empresas podem definir o gênero do jogo.
Temos também outro fator fundamental para definir o gênero de um jogo, o público alvo, se a idéia de um jogo é atingir um público mais casual, então a equipe de desenvolvimento tem que trabalhar no intuito de atingir esse público específico.
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Angry Birds, jogo casual com
mais de 400 milhões de downloads. |
Esses dois fatores apresentados, não são suficientes para que os jogos desenvolvidos tenham sucesso imediato, claro que desenvolver jogos baseando-se nesses fatores, ajuda a definir o estilo de jogo, além de direcionar o jogo ao público interessado, mas temos que levar em consideração outros fatores para que um jogo realmente faça sucesso, como: Definição do objetivo, a história, os gráficos, a jogabilidade, o nível de dificuldade entre outros fatores que são necessários para a criação de um bom jogo.
Temos exemplos de jogos que atingiram um enorme sucesso e que ganham continuidade com o passar do tempo,como The Legend of Zelda e Mario da Nintendo, Gears of War e Halo da Microsoft e Uncharted e God of War da Sony. Seguindo essa linha de planejamento de jogos, podemos esperar títulos de excelente qualidade para as próximas gerações.
1 comentários:
Isso me faz cada vez mais querer trabalhar de Designer de Games...
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