9 de março de 2012

Steam Box - Valve entrando no mercado de consoles?

É o último forte rumor da indústria dos games e tem tirado o sono de muita gente. Será que a Valve está planejando lançar seu próprio console? De acordo com os boatos, a empresa estaria desenvolvendo um hardware capaz de rodar todos os jogos da sua próspera plataforma de distribuição digital, a Steam.

Por que esse rumor é extraordinário? Se pararmos para pensar, a última vez em que vimos um estranho entrando de cabeça na guerra dos consoles, voltaremos ao ano 2000, onde a Microsoft anuciava seu primeiro console caseiro, o finado Xbox. De lá pra cá, a Microsoft tomou o espaço deixado pela Sega e desde então a Triforce se manteve soberana. Entrar nesse nicho de mercado não é uma decisão simples, é necessário muito conhecimento de mercado e principalmente, grana. Agora lhes pergunto, existe alguma empresa atualmente que preencha esses requisitos? A resposta é sim, a Valve!


Vamos analisar a origem e coletar as evidências que nos indicam, se não o console da Valve, pelo menos o seu suposto protótipo:

Em 2009, a Valve registrou a patente de um joystick. Analisando a imagem, podemos notar que é constituído de partes removíveis, onde, por exemplo, um direcional analógico pode ser substituído por uma trackball. Ainda há relatos que o controle teria sensores biométricos responsáveis por fornecer um feedback tátil ao jogador.

Em 11 de outubro de 2011 foi publicada uma entrevista no site do The Seatle Times em que o chefão da Valve, Gabe Newell comenta as especulações sobre o desenvolvimento e um console e suas preocupações com a mais nova empreitada da Apple, a Apple TV. Essa entrevista corrobora com um outro boato, que o SteamBox serviria também como um Media Center.

Em 21 de Outrubro de 2011, o funcionário da Valve, Greg Coomer publicou em sua página no Twitter, o link da matéria acima com a seguinte frase: “What I'm working on:”.

Em 2 de Novembro, Greg Coomer publicou também no Twitter a foto do que seria então, o primeiro protótipo do Steam Box.

Em 19 de Fevereiro de 2012, Gabe Newell foi entrevistado pelo site Penny Arcade. Quando indagado a respeito de um futuro com a Valve vendendo hardwares, ele respondeu: "Well, if we have to sell hardware we will".

Em 2 de Março de 2012 o site The Verge solta o pino da granada. Ao juntar todas as peças do quebra cabeça eles anunciam que a Valve está trabalhando no Steam Box juntamente com parceiros e que seu anúncio oficial poderia acontecer na GDC.

A matéria do the Verge dá mais detalhes a respeito do console e joga mais gasolina na fogueira. O Steam Box seria capáz de rodar jogos de PC e permitiria a instalação de games do Origin(detentora dos direito de distribuição digital dos jogos da EA).

A configuração de hardware seria:

-Processador Intel Core i7.

-Memória RAM DDR3 de 8 GB.

-Placa de vídeo NVidia GeForce GTX 5552.

-Placa mãe Zotac Z-68.


Se o Steam Box tiver mesmo a proposta de ser uma espécie de mini-Pc, com a capacidade de receber upgrades de hardware, teremos duas constatações:

1- O Steam Box estará sempre a frente de seus adversários no quesito hardware, o que é muito bom.

2- Porém, pra que vou comprar um se o meu PC funciona da mesma forma?

Em 8 de Março de 2012, o gerente de marketing da Valve, Doug Lombardi desmentiu os rumores de produção de um console, porém não negou que no futuro a Valve possa entrar no mercado de hardwares. Transcrição da declaração ao Kotaku US: "What you're saying is, there's definitely nothing coming any time soon, nothing at GDC or E3, but what you're not ruling out is the possibility that, hey, maybe some day Valve would make hardware," he said, "I think that's accurate."

Pessoalmente acho que o Steam Box nada mais é que um teste de mercado sem compromisso da Valve. Tendo o intuito de sentir a recepção do mercado a um novo console. Afinal, eles não tem nada a perder.

O fato é que a chegada dessa quarta força poderia revolucionar de vez a forma de distribuição de jogos no mercado atual. A não existencia de mídia física barateia bastante o custo de um jogo. Consequentimente combate a pirataria e ainda trás vantagem para as produtoras na questão de acabar como jogo usado. Além do quê, uma maior concorrência sempre beneficia o consumidor, reduz os preços e melhora a qualidade dos produtos e serviços.

Conselho para a Valve: "Abra a válvula e deixe o vapor sair da caixa!"


0 comentários:

Postar um comentário

Recent Posts