13 de setembro de 2011

Desenvolvimento de Jogos - Equipe

O processo de criação de um jogo nos dias de hoje não é nada curto, isso é muito devido ao tamanho e complexidade dos jogos. Por esse motivo, a criação de um jogo foi dividida em partes, e com isso, foi necessária a utilização de profissionais especializados em determinadas áreas. Neste post, algumas dessas áreas serão apresentadas.

O desenvolvimento de jogos eletrônicos vem acontecendo desde 1958, quando William Higinbotham desenvolveu na tela de um osciloscópio, o jogo Tennis for Two. Depois de 1958, vários programadores começaram a desenvolver jogos. Nessa época, os jogos eram bem mais simples que os atuais e não era necessário utilizar uma equipe com várias pessoas, apenas uma ou duas já eram o suficiente. Mas com o avanço da tecnologia, os jogos começaram a ser mais robustos, com gráficos melhores, com enredo, trilha sonora(Diferente daquelas músicas repetitivas) e sons ambientes. Com isso, o desenvolvimento de jogos não pode mais ser feito somente por uma ou duas pessoas (É possível desenvolver um jogo com uma equipe reduzida, mas levaria muito mais tempo que em equipe), por isso, o jogo foi dividido em partes, onde cada pessoa específica da área, fica como responsável pelo desenvolvimento.

Dependendo do tamanho do jogo ou se o jogo for muito elaborado, é necessário que essa equipe tenha profissionais ainda mais específicos, mas as 4 profissões que podemos dizer serem as principais para o desenvolvimento de jogos, são: o Game Designer, o Designer Gráfico, o Músico e o Programador.

Shigeru Miyamoto - Criador de Mario, Luigi e Zelda
Game Designer - É o responsável por elaborar a idéia e o plano de desenvolvimento do jogo, descrevendo com detalhes os diferentes aspectos dos jogos, como cenários, personagens e a mecânica do jogo.

Após passar a idéia para a equipe, o Game Designer estará sempre interagindo para modificar ou acrescentar novas idéias ao roteiro.

Essa é uma área muito interessante, pois o profissional tem a oportunidade de por suas idéias no papel e desenvolver jogos grandiosos. Temos como exemplo Shigeru Miyamoto um Game Designer que desenvolveu nada mais, nada menos que os jogos da Série Mario e The Legend of Zelda.


Trabalho de um Designer Gráfico
Designer Gráfico - É o responsável por definir as expressões dos personagens e dos cenários que foram descritos pelo Game Designer. Primeiro são feitos os desenhos no papel, depois são transferidos para o computador e são feitas as definições detalhadas do desenho.

Definir as expressões dos personagens e desenhar os cenários é muito importante nos jogos, é necessário que o profissional dessa área saiba desenhar para que os personagens e cenários fiquem conforme o que foi descrito pelo Game Designer.

Yasunori Mitsuda - Trilha sonora de Chrono Trigger
Músico - Profissional responsável pela criação da trilha sonora do jogo e todos os demais efeitos sonoros(golpes e ruídos, por exemplo) existentes no jogo. Importantíssimo para dar ao jogo o clima e a sensação que só bons arranjos ou composições podem trazer, dando uma identidade única a cada jogo.



John Carmack - Programou Doom e Quake

Programador - Profissional responsável por unificar e concretizar tudo o que já foi realizado, planejado, desenhado e elaborado, ou seja, juntar os trabalhos dos outros profissionais e gerar um produto final, que é o jogo propriamente dito. É a pessoa que faz acontecer.




Nesse post não entrei em detalhes sobre os jogos desenvolvidos e nem sobre os desenvolvedores, caso tenham interesse, pesquisem pelos nomes citados nas ilustrações, são grandes profissionais em suas áreas.

0 comentários:

Postar um comentário

Recent Posts